domingo, 5 de julho de 2015

E.M. x Doação de sangue

Vi algumas pessoas no nosso grupo de Esclerose Múltipla com dúvida se poderiam ou não doar sangue.....e por qual motivo.....então vou explicar....fui ao Hemonúcleo Piracicaba da cidade aonde moro para verificar se realmente poderia ou não...
Bom...quando cheguei, na recepção não souberam me dizer ao certo....mas tinha uma assistente social próxima e na hora que ela ouviu ela logo correu me explicar...
Então primeiro vem a resposta....Não...infelizmente nós portadores de E.M. não podemos doar sangue.....
Os motivos são vários....também pelas várias medicações, fortíssimas que tomamos como vi algumas pessoas explicando no grupo...sim isso faz sentido.....além de serem várias em muitas vezes...normalmente são muito fortes....isso faz todo sentido do mundo.....mas não é só por esse motivo....
Eles também fazem isso para nos proteger.....ela me explicou que quando doamos, pode faltar oxigenação em nosso cérebro...e que podemos passar muito mal devido a isso...que por causa disso, independente de  medicação ou não....Não podemos doar sangue.....
Depois disso entendi o motivo de tantas vezes que antes de saber o diagnóstico......após doar....eu ficava o dia todo de cama.....doava porque queria ajudar o próximo....mas o meu dia se resumia em cama e muita água.....porque era só o que eu conseguia fazer.....
Então se você tiver um amigo...parente...conhecido..qualquer pessoa próxima....gozando de ótima saúde o incentive a doar sangue...porque há milhares de pessoas nesse mundo....que adorariam poder fazer..mas são impedidos...e tudo o que eles mais queriam era poder gozar da melhor saúde....não  porque são egoístas e acham que não tem o direito de ficarem doentes....mas porque queriam ter saúde para pelo menos, poder ajudar o próximo.....Pense nisso!!!

Quem tem Esclerose Múltipla pode ser Doador de Sangue?


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário