quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Desmaio é um sintoma de Esclerose Múltipla???

Olá amigos....logo que começou a novela A Regra do Jogo, em uma consulta com meu neuro, conversamos sobre o fato do personagem ter vários desmaios....meu neuro se mostrou preocupado com esse tipo de sintoma...disse que todo mundo que tem desmaio, iria começar a procurar clínicas de neurologistas, achando ter E.M., e que talvez isso causasse uma enorme fila de espera nos neurologistas, talvez até sem necessidade....ficamos um bom tempo falando sobre isso e sobre nossa preocupação com os recém diagnosticados....
Há dias eu estava querendo falar sobre o caso...mas não tinha nada muito concreto para poder incluir na postagem...até que a Novartis...mais uma vez me surpreende e enfim nos dá um relato concreto, aonde podemos tirar nossa dúvida da melhor forma....


EM na Novela - Desmaio é um sinal de surto na EM?

Algumas cenas de desmaio envolvendo a personagem Romero Romulo levantaram discussão sobre se esse é ou não um sintoma da esclerose múltipla. Nós também procuramos dados sobre a incidência desse sintoma, e não existem estudos científicos que confirmem que essa é uma característica da doença. No entanto, a prática clínica de especialistas afirma que existem relatos de pacientes que tendem a desmaiar em algumas situações de extremo estresse, por exemplo.

Para o neurologista Dr. Rodrigo Kleinpaul, pesquisador de Centro de Investigação de Esclerose Múltipla – CIEM – UFMG, “o desmaio ou perda de consciência não é comum em pacientes com EM. Os surtos são preferencialmente motores, sensitivos e visuais”1.

 Sobre a Esclerose Múltipla 
A doença é neurológica, autoimune e crônica – ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio Sistema Nervoso Central, provocando lesões inflamatórias cerebrais e medulares2,3. Embora a causa da doença ainda seja desconhecida, a EM tem sido foco de muitos estudos no mundo todo, o que tem possibilitado uma constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes. Os pacientes são geralmente jovens, em especial mulheres de 20 a 40 anos4.
O diagnóstico é basicamente clínico e deve ser complementado por ressonância magnética. Os sintomas mais frequentes são fadiga, formigamento, perda de força, falta de equilíbrio, espasmos musculares, dores crônicas, depressão, problemas sexuais e incontinência urinária5,6,7,8,9.

Disclaimer
Esta ação tem como objetivo exclusivo a disseminação de informações científicas sobre a esclerose múltipla de acordo com os temas publicamente levantados pela novela A Regra do Jogo. A Novartis não se responsabiliza por possíveis distorções no compartilhamento desses conteúdos.
Referências
4.    http://emsp.org/multiple-sclerosis/ms-fact-sheet. Accessed March 2015.
6.    Filippi M et al. Association between pathological and MRI findings in multiple sclerosis. Lancet Neurol. 2012 Apr;11(4):349-60.
7.   Kutzelnigg A et al. Cortical demyelination and diffuse white matter injury in multiple sclerosis. Brain. 2005 Nov;128(Pt 11):2705-12.
8.  Sormani MP, Arnold DL & De Stefano N. Treatment effect on brain atrophy correlates with treatment effect on disability in multiple sclerosis. Ann Neurol. 2014 Jan;75(1):43-9.
9.   Cohen JA et al.; for TRANSFORMS Study Group. Oral fingolimod or intramuscular interferon for relapsing multiple sclerosis. N Engl J Med. 2010;362(5):402-415.
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Ah Thaty, desmaio não. Mas cansaço, ufa.... Nem fala! Estou fazendo Pilates 3x semana e, confesso... Mt bom, mas o cansaço nas pernas tem sido gde. Tomo 1 compr. de Amantadina por dia. Vou perguntar a minha doutora se convém tomar dois. Desculpe a pergunta Thaty, qual era a dosagem que vc tomava antes do Baby? rs Se puder me responda... Beijocas, Ro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Rô...te admiro viu....realmente o Pilates cansa...mas é muito bom para nós né...eu ainda não consegui fazer...mas por questões financeiras mesmo...
      Ain...me perdoe..mas eu não lembro muito bem...kkkkk....acho que eu tomava 2 vezes por dia a Amantadina....mas não tenho certeza....kkk.....perdidinha eu né...kkkk
      E como você está, fora o cansaço?
      Beijuxxxx linda...
      Fique com DEUS...

      Excluir
  2. Eu nunca tive desmaios... A globo adora um drama mexicano, ops (sbt like)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matheus....é legal a parte da divulgação da doença e tudo mais...algumas pessoas realmente desmaiam, mas é um fato isolado....a maior preocupação é todo mundo que desmaia, achar que tem E.M., sabemos que na novela tem o fator ficção, que querem deixar a novela mais dramática,..mas é complicado para recém-diagnosticados..acho que não pensam nisso...mas, tudo bem...não temos mito o que fazer, só conscientizar as pessoas mesmo...
      Abrasss...
      Fique com DEUS...

      Excluir