sexta-feira, 2 de outubro de 2015

EM na novela A Regra do Jogo, da Rede Globo - Novartis

Olá pessoal....Olha que legal essa postagem que a Novartis enviou....
Para quem quiser saber de mais curiosidades, a Novartis tem um canal específico para nós, vocês sabiam???
Entre lá e confira...Esclerose Múltipla - Novartis...lá vocês conferem essa matéria e muitas outras....
Espero que gostem...eu adoro e não perco as novidades....

 EM na novela A Regra do Jogo, da Rede Globo, Novartis
http://esclerosemultipla.novartis.com.br/
As novelas estão entre as principais formas de entretenimento no Brasil e, mais do que isso, fazem parte da nossa cultura nacional de massa. Ao longo dos anos e por meio de diversos personagens, temas do cotidiano relacionados à doença ou à saúde em geral já ganharam espaço e notoriedade nacional por meio das novelas. Recentemente, um dos principais personagens da novela A Regra do Jogo, da Rede Globo, Romero Rômulo - interpretado por Alexandre Nero – foi diagnosticado com esclerose múltipla.
Essa pode ser uma boa oportunidade para aumentar o conhecimento sobre a doença na população em geral. Pensando nisso, criamos uma página para que você possa acompanhar curiosidades, dados científicos e o cotidiano da esclerose múltipla retratados na novela.
Mas, não se esqueça! A telenovela é uma ferramenta de entretenimento, potencializada pela dramatização, como afirmou o neurologista Tarso Adoni, em entrevista ao Programa Bem-Estar, também da Rede Globo. Isso significa que, possivelmente, nem sempre a relação do personagem com a sua doença será igual à da maioria das pessoas com EM.

Sobre a Esclerose Múltipla 
A doença é neurológica, autoimune e crônica – ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio Sistema Nervoso Central, provocando lesões inflamatórias cerebrais e medulares1 e 2. Embora a causa da doença ainda seja desconhecida, a EM tem sido foco de muitos estudos no mundo todo, o que tem possibilitado uma constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes. Os pacientes são geralmente jovens, em especial mulheres de 20 a 40 anos3.
O diagnóstico é basicamente clínico e deve ser complementado por ressonância magnética. Os sintomas mais frequentes são fadiga, formigamento, perda de força, falta de equilíbrio, espasmos musculares, dores crônicas, depressão, problemas sexuais e incontinência urinária4 a 8.

Disclaimer
Esta ação tem como objetivo exclusivo a disseminação de informações científicas sobre a esclerose múltipla de acordo com os temas publicamente levantados pela novela A Regra do Jogo. A Novartis não se responsabiliza por possíveis distorções no compartilhamento desses conteúdos.

Referências
1.       http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmedhealth/PMH0001747/Accessed March 2015.
3.       http://emsp.org/multiple-sclerosis/ms-fact-sheet. Accessed March 2015.
5.       Filippi M et al. Association between pathological and MRI findings in multiple sclerosis. Lancet Neurol. 2012 Apr;11(4):349-60.
6.       Kutzelnigg A et al. Cortical demyelination and diffuse white matter injury in multiple sclerosis. Brain. 2005 Nov;128(Pt 11):2705-12.
7.       Sormani MP, Arnold DL & De Stefano N. Treatment effect on brain atrophy correlates with treatment effect on disability in multiple sclerosis. Ann Neurol. 2014 Jan;75(1):43-9.
8.       Cohen JA et al.; for TRANSFORMS Study Group. Oral fingolimod or intramuscular interferon for relapsing multiple sclerosis. N Engl J Med. 2010;362(5):402-415.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário