sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Esclerose Múltipla estável??? Será que é possível???

Olá amigos.....hoje venho falar com vocês sobre algo que eu mesma já me perguntei...confesso que até fiquei meio brava com a situação...pois, a forma como a E.M. é representada na novela, faz com que algumas pessoas acreditem que funcione assim com todos nós...
Será que é possível a E.M. ser tão estável assim??? Bom, eu estou vivendo isso...mas como vocês sabem, é devido a gestação, que por sinal estão com os meses contados....rs

A Novartis nos ajuda a entender melhor quais são as diferenças entre cada tipo de Esclerose Múltipla....adorei, pois me ajudou bastante a entender esse nosso universo cada vez melhor...


Esclerose múltipla estável. É possível?


Já há algum tempo, o personagem Romero Romulo, da novela A Regra do Jogo, não tem manifestado sintomas da esclerose múltipla. Com exceção de raros desmaios, ele segue muito bem, obrigado! Com isso, surge uma pergunta: A esclerose múltipla é assim mesmo? Ela fica em silêncio, às vezes?

A maioria das pessoas que convivem com a esclerose múltipla enfrenta períodos de surtos e de remissões. O surto da esclerose múltipla normalmente surge sem avisar e pode durar mais de 24 horas.1 Já a remissão é um período em que o paciente não apresenta sintomas da doença, e é aqui que o silêncio prevalece e pode durar semanas, meses, ou, em alguns casos, anos. No entanto, isso não significa que a pessoa esteja ‘curada’ da esclerose múltipla.2

Na verdade, na remissão, o estado do paciente com esclerose múltipla geralmente mantém-se estável, sem deterioração, e esse padrão corresponde à maioria dos casos na fase inicial da doença. Cerca de metade das pessoas com a forma recorrente-remitente entra, com o passar do tempo, numa fase secundariamente progressiva, ou seja, um doente que tinha inicialmente a forma surto-remissão da doença começa a apresentar uma deterioração gradual da função neurológica. Isto pode ocorrer com ou sem surtos da esclerose múltipla.3

Multifacetada

Embora a esclerose múltipla tenha várias facetas e não seja possível saber quando um surto virá ou quanto tempo dura uma remissão, o importante é que, com o seu médico, trace o melhor tratamento. É essa adesão ao tratamento que protege o cérebro de novas lesões, contribuindo para a redução de todos os sintomas, como a atrofia cerebral e, em longo prazo, a redução da incapacidade.



Sobre a Esclerose Múltipla 
A doença é neurológica, autoimune e crônica – ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio Sistema Nervoso Central, provocando lesões inflamatórias cerebrais e medulares4,5. Embora a causa da doença ainda seja desconhecida, a EM tem sido foco de muitos estudos no mundo todo, o que tem possibilitado uma constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes. Os pacientes são geralmente jovens, em especial mulheres de 20 a 40 anos6.

O diagnóstico é basicamente clínico e deve ser complementado por ressonância magnética. Os sintomas mais frequentes são fadiga, formigamento, perda de força, falta de equilíbrio, espasmos musculares, dores crônicas, depressão, problemas sexuais e incontinência urinária7 a 11.


Disclaimer
Esta ação tem como objetivo exclusivo a disseminação de informações científicas sobre a esclerose múltipla de acordo com os temas publicamente levantados pela novela A Regra do Jogo. A Novartis não se responsabiliza por possíveis distorções no compartilhamento desses conteúdos.

Referências
1. Site MS Society UK. Disponível em https://www.mssociety.org.uk/what-is-ms/types-of-ms/relapsing-remitting-rrms . Último acesso em 21 de dezembro de 2015.
2.Site Healthline. Disponível em 
http://www.healthline.com/health/multiple-sclerosis/facts-you-should-know#Symptoms3. . Último acesso em 21 de dezembro de 2015.
3. Programa Harvard Medical School Portugal. Disponível em
https://hmsportugal.wordpress.com/2011/12/02/esclerose-multipla/.. Último acesso em 21 de dezembro de 2015.
8. Filippi M et al. Association between pathological and MRI findings in multiple sclerosis. Lancet Neurol. 2012 Apr;11(4):349-60.
9. Kutzelnigg A et al. Cortical demyelination and diffuse white matter injury in multiple sclerosis. Brain. 2005 Nov;128(Pt 11):2705-12.
10. Sormani MP, Arnold DL & De Stefano N. Treatment effect on brain atrophy correlates with treatment effect on disability in multiple sclerosis. Ann Neurol. 2014 Jan;75(1):43-9.
119. Cohen JA et al.; for TRANSFORMS Study Group. Oral fingolimod or intramuscular interferon for relapsing multiple sclerosis. N Engl J Med. 2010;362(5):402-415.
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Olá Tatiana, tudo bom? Estou ouvindo você agora no missão impossível, da Jovem Pan. Imagino como deve ser difícil passar o que vocês passam...e queria dizer pra você continuar sempre forte assim, alegre e contente. Seu marido é um cara excepcional, parabéns Paulo, atitudes de homem de verdade. Obrigado a vocês dois por restaurarem um pouco da fé na humanidade e no amor. Em meio a tantas notícias ruins, vem uma demonstração de amor e afeto como essa...Força, foco e fé...Abraços aos 2 e fiquem bem.. ;)

    ResponderExcluir
  2. Ola Taty, também ouvi a declaração na rádio... Fiquei emocionada com sua história. Obrigada pelo exemplo de vida e de amor que vcs estão dando...concordo com o Vítor...

    ResponderExcluir
  3. Linda mensagem do seu esposo...que Deus abençoe a vida de você dia a dia...moça sua história e linda e sua força de lutar...bjus

    ResponderExcluir